5 de junho de 2009

Na geração dos meus pais!!!!



Na geração dos meus pais, o mundo ainda não estava tão globalizado. As famílias ficavam sempre na mesma terra, e as pessoas que conhecíamos eram todas dali. E de certa forma isso continua a acontecer fora dos centros urbanos, embora o interior esteja cada vez mais deserto.

No contexto dos grandes centros urbanos a igreja local (igreja das pessoas de uma localidade) deixa cada vez mais de ter sentido. Os nossos relacionamentos estão cada vez mais dispersos. Eu vivo em Massamá, mas a maior parte das pessoas que conheci na universidade, e que conheço na empresa onde trabalho, vivem noutras áreas da grande Lisboa. E o mesmo acontece em termos de igreja. A grande maioria das igrejas já não é local, pois as pessoas que fazem parte delas não moram todas na mesma região.

Quanto mais globalizado for o nosso mundo, menos local será a igreja.

Os padrões que Deus estabelece nunca deixam de ter sentido, por maiores que sejam as mudanças do mundo. A tua igreja é local? Mais de metade das pessoas vivem na mesma cidade? Se sim, tens uma realidade muito diferente da de Lisboa. A realidade em que vivemos está muito divorciada do que as Escrituras preconizam para cada um de nós. Mas a Palavra de Deus é a verdade e não precisa ser validada pelas nossas experiências ou opiniões (boas ou más).
Abraço Nuno.

Um comentário:

ieqeldorado1 disse...

Convido vc a ser meu seguidor no novo portal da Ieq e so digitar seu endereço do google e tornar-se meu seguidor

ShareThis